Imagem capa - Mini wedding - Entenda como funciona e o que afeta nos valores por Bruna Francisco
Mini WeddingCasamento

Mini wedding - Entenda como funciona e o que afeta nos valores

Neste post você irá entender como funciona o mini wedding e o que muda em relação aos valores, dicas de lugares, decoração, trajes e muito mais.
Se você é uma noiva ou um noivo que sonha em ter um casamento mais íntimo e pequeno, cercado apenas de pessoas próximas e mais importantes, esse tema é para você!
Vem comigo!!!



Entendendo o mini wedding



O mini wedding é um estilo de casamento bastante realizado fora do país, e de uns anos pra cá, veio com força total para o Brasil.
Ele se denomina mini por ser uma cerimônia com até 70 convidados, e o mais bacana é que os noivos conseguem vivenciar cada momento da festa e convidados que ali estão, pois só estará presente, quem realmente é importante e faz parte da vida do casal. Sabemos que a crise pode ter sido um grande fator para esse estilo ter chegado aqui, mas não pense que só por ser mais íntimo, será tão mais barato do que um casamento grande. Vou te explicar porque.


O que muda nos valores para um mini wedding



Por ser um casamento menor, você economiza de um lado, mas por outro, pode investir em uma decoração diferenciada ou até mesmo em uma viajem e a lua de mel.
Basicamente, há alguns elementos que não estão ligados a quantidade de convidados, logo, não fazem diferença entre um casamento de 70 ou 200 convidados.



Veja os exemplos para valores que podem NÃO mudar:


– Vestido de noiva
– Traje do noivo
– Acessórios (jóias/véu/grinalda/etc)
– Bouquet
– Maquiagem
– Penteado
– Topo do Bolo
– Arte do convite
– Cerimonialista
– Fotógrafo (Dependendo da quantidade de convidados, os valores podem diminuir um pouco por não ser necessário dois fotógrafos para o registro)
– Vídeomaker (Dependendo da quantidade de convidados, os valores podem diminuir um pouco por não ser necessário dois videomakers para o registro)
– DJ ou Banda


Já, outros elementos podem fazer total diferença, pois afetam diretamente os valores pela quantidade de convidados.


Foto: Bruna Francisco



Veja os exemplos para valores que podem SIM mudar:



– Decoração (Mas não se iluda, se você vai economizar de um lado, pode aproveitar e fazer aquela decoração maravilhosa que sempre sonhou)
– Cobertura (O preço de instalação é o mesmo, mas seu tamanho varia de preço)
– Bolo de casamento (Também pode sofrer alteração de valor por causa do tamanho)
– Impressão do convite (Pode ser até proporcionalmente mais caro se for em uma quantidade muito menor, mas se você mesma(o) decidir fazer, pode ser algo bem mais em conta e ainda mais especial para seus convidados)
– Lembrancinhas (Se você mesma(o) decidir fazer, sairá mais em conta)
– Assessoria (Algumas empresas são especializadas em mini wedding e podem ter um preço um pouco menor)
– Doces/bem-casados – (O cálculo está diretamente ligado ao número de convidados. Quanto menor o casamento, mais barato fica)
– Bebidas (Mesma coisa)
– Buffet (Mesma coisa)
– Local (Alguns lugares costumam ter um valor bem mais atrativo, abaixo temos dicas maravilhosas de locais para um mini wedding)
– Flores para a decoração – (Lugares menores exigem menos flores, mas se você planeja um lugar bem romântico, pode aproveitar a economia de alguns elementos e se jogar na diversidade das flores)



Você planejou onde irá se casar? Descubra lugares incríveis para um mini wedding



Em um vinícola


Casar em uma vinícola pode ser algo tão especial quanto perfeito, pois abre um leque de opções.
Muitas vinícolas do sul do Brasil já tem um espaço para festas, mas também podem ceder seus vinhedos para uma cerimônia ainda mais especial.
Algumas dessas vinícolas já possuem instalações, assim, você e seus convidados podem se arrumar para o grande dia e descansar após a festa.
Esta é uma boa opção para noivos românticos que apreciam um bom vinho e querem oferecer conforto aos seus parentes e amigos. Já pensou como seria incrível casar em um lugar tão exótico, rodeado de história e natureza?! Um detalhe importante é que nesse caso, você pode ainda estar economizando com decoração, já que pendendo da vinícola que você escolher, a estrutura já é maravilhosa e você vai gastar apenas com flores, luzes ou velas para dar um toque ainda mais diferenciado ao seu mini wedding.
P.S. Confesso que já estou planejando nossas bodas de 10 anos de casamento em uma vinícola, por isso foi a primeira opção que me veio à cabeça para dividir com vocês!!!


Em um restaurante


Casar em um restaurante pode ser uma boa opção para casais que querem somente a cerimônia e o jantar. Sem contar que dependendo do restaurante você economizará com a decoração e até mesmo com o fotógrafo (converse com ele sobre a quantidade de convidados e duração da festa) podendo assim, dividir com seus familiares e amigos, a experiência do seu restaurante favorito e suas comidas maravilhosas.



Foto: Bruna Francisco


Destination wedding


Você quer casar em outra cidade ou fora do Brasil? Então, se está planejando esse tipo de casamento (vamos falar mais sobre ele em outro post) é preciso estar ciente de muitas questões.
O ideal é contratar um bom assessor em wedding destination, pois são inúmeros detalhes que vão além da organização de documentos para realizar a cerimônia, passaporte (fora do mercosul), custos, estadias, deslocamentos, buffet, decoração, fotógrafo e outros assuntos para que tudo saia perfeito e nenhum imprevisto aconteça, logo, deixar o casal e seus convidados seguros e confortáveis. Apesar de ser muito trabalhoso e mais caro, vale a pena se é o sonho do casal.


Em casa


Isso mesmo! Já pensou nisso?
Se você ou algum amigo ou familiar tem aquele espaço em casa/salão de festas e quer ceder para seu grande dia, porque não?!
Um mini wedding proporciona uma aventura incrível na criatividade do casal. Se você gosta daquelas idéias DIY, imagina o quanto economizaria! Você não vai gastar com aluguel do local, mas contratar um bom decorador é essencial para tornar esse dia diferenciado e dar aquele toque especial para registrar seu casamento e de quebra será um evento aconchegante e totalmente íntimo para você e seus convidados.
Dica 1: Mesas grandes que suportam mais de 10 convidados, fazem com que eles se interajam mais, garante boas risadas e troca de carinho. Tenho certeza que as fotos ficarão maravilhosas.
Dica 2: Invista em luzes de corda penduradas sobre as mesas. Luzes baixas e amarelas deixam o local aconchegante e super lindo e ainda mais atraente nas fotos.
P.S. Já imagino um lindo álbum, a energia dos sorrisos e olhares românticos dos noivinhos sob as luzes, rodeado de flores coloridas. Eu viajo nas idéias incríveis que me tornam. Amo muito registrar o amor!



Foto: Bruna Francisco


Na fazenda ou campo


Casar ao ar livre é um sonho de muitos noivos que conheço.
Um mini wedding na fazenda ou no campo pode ser uma opção mais em conta por não precisar de tanta decoração na cerimônia, mas não esqueça, você precisará alugar cadeiras e talvez um gazebo ou arco de flores para deixar esse momento especial. Por ser um casamento durante o dia, proporciona fotos com uma luz incrível, logo, os noivos ficam lindos mesmo sem aquele glamour todo de uma decoração grandiosa para complementar o cenário.
Outra questão que um casamento na fazenda requer, é um planejamento para a festa, pois dependendo do estilo em que os noivos desejam, pode ser puro luxo ou estilo rústico. Tudo depende da personalidade de cada casal e o orçamento para a organização deste tipo de local.
Dica 1: Leve em consideração as dicas do mini wedding feito em casa. Já imaginou que lindo seriam as luzes de corda em um campo em meio as árvores?!
Dica 2: Se você deseja casar com um vestido bufante e pesado, véu ou algo do tipo, esse tipo de casamento talvez não seja pra você, a não ser que seja realizado dentro de uma locação na fazendo ou campo. Casamento de dia e ao ar livre requer um cuidado com o vestido, por isso, as noivas devem tomar cuidado na escolha. Vestidos leves são a opção perfeita para dar movimento e praticidade para que a noiva curta e vivencie cada detalhe  da sua festa. Já os noivos de personalidade, podem abusar dos ternos coloridos, já que ficam incríveis contrastados pelo verde dos campos e tornando o mini wedding ainda mais descontraído.
Dica 3: É preciso estar ciente de que o tempo pode mudar a qualquer momento. Para um casamento totalmente ao ar livre, é importante que se pense no plano B. Contratar uma cobertura é essencial caso não tenha um local para todos se abrigarem e realizar o seu grande dia sem preocupações.


Foto: Bruna Francisco


Na praia


Um mini wedding à beira mar tem o seu charme, não é mesmo? Os noivos que amam o mar, a praia, o verão e o calor vão se apaixonar por esse lugar para seu casamento.
Saiba que é possível sim, casar em uma praia. Porém, fique atento as normas de cada cidade, busque informações ou divida esse desejo com seu assessor de casamento, pois, algumas praias necessitam de documentos para a liberação do espaço. Mas não preocupe! Essas normas são em algumas praias, por isso, é importante estar ciente e saber se vai estar tudo certo antes de contratar os fornecedores e entregar os convites para os convidados.
Este tipo de cerimônia pode não ser das mais em conta, pois requer um plano B. Assim como casar no campo, sabemos que em uma praia o tempo muda a qualquer momento, investir em uma cobertura ou casar próximo ao local da recepção é uma boa jogada para que tudo saia conforme o esperado.
Dica 1: O cardápio não necessariamente precisar ser a caráter, mas um bom restaurante ou buffet, que ofereça frutos do mar e comidas praianas, fecha com chave de ouro todo o cenário praia que os noivos planejaram.
Dica 2: Os trajes, tanto dos noivos mas também para os convidados, se torna muito confortável, já que praia pede algo leve assim como o campo. E noivas, quanto mais leve seu vestido for, mas lindo ficará nas fotos. Já imaginou você chegando ao "altar" com seu vestido claro se movimentando com o vento?! Lindo!!!
E os noivos que querem usar aquele terno claro, também ficará lindo.


Foto: Bruna Francisco


Na igreja


Para noivos que não abrem mão de uma cerimônia tradicional, casar na igreja é primordial. Dependendo da igreja, não precisa decoração. E sendo um mini wedding, quando menor, mais especial a cerimônia se torna, pois todos ficam bem próximos ao casal. Logo, a recepção poderá ser até mesmo no salão de festas da igreja (dependendo da igreja), uma bela decoração vai transformar cada cantinho em algo incrível e inesquecível. Este tipo de recepção pode ser ainda mais em conta, mas não esqueça, tudo depende do que você planeja.

Dividi com vocês, alguma ideias e dicas para um mini wedding, mas os noivos precisam saber que, apesar de pequeno, o mini wedding requer muita dedicação, critério no planejamento e atenção aos detalhes da sua organização. Você deve listar tudo aquilo que deseja ter no seu casamento, planejar com antecedência, pesquisar bastante e contar com a ajuda de um profissional de confiança.
Lembramos que, o mini wedding não é tarefa fácil para escolha dos convidados. Na teoria ela parece tranquila, mas você precisa estar ciente de que muitas pessoas não irão gostar da sua escolha, mas não se aborreça.
Um dica valiosa e que vai poupar dor de cabeça, é enviar uma cartinha com uma lembrança aos que você não pode convidar. Já que o mini wedding é algo mais íntimo e feito para diminuir alguns custos que um casamento grande traria. Não deixe de realizar o seu sonho por conta de algumas pedrinhas que possam atrapalhar essa caminhada.
Brinque na decoração. Como o casamento é pequeno, os noivos podem usar vários elementos para tornar ele ainda mais especial. Por exemplo: Bicicletas com flores para noivos ciclistas, moto decoradas para os aventureiros, quadros de fotos com os convidados espalhadas por toda a recepção, quadros negros com frases escritas pelos noivos para os convidados, livros que marcaram algo especial, tronquinhos cortados para decorar uma mesa de doces e bolo... Enfim, são inúmeras ideias que podem complementar um decoração charmosa e simplista. Vale a criatividade e oportunidade para brincar com cada detalhe, tudo depende da personalidade do casal. Saiba que esses detalhes fazem toda diferença.

As fotos vão ficar para sempre como lembrança do grande dia. A diferença é que, em um mini wedding, o fotógrafo capta momentos ricos e pode transmitir toda essa energia através das imagens, além de poder criar álbuns incríveis que poderão ser relembrados, trazendo esse dia a cada página virada.


Por fim, se você leu até aqui, é porque de alguma forma está pensando em realizar essa cerimônia que encanta os corações dos apaixonados.
Registrar e presenciar esses momentos me fazem amar cada vez mais a minha profissão. Porque eternizar o amor, me faz bem!


Bruna Francisco
Fotógrafa de casamento e família