Imagem capa - Planejando a fotografia de gestante por Bruna Francisco por Bruna Francisco
Gestante

Planejando a fotografia de gestante por Bruna Francisco

Quando um casal descobre que estão grávidos, uma explosão de pensamentos vem à mente.

O que comprar, como será, qual o sexo do bebê, o que fazer no quartinho, qual a decoração, planejar as contas e muito mais, não é mesmo?!

Mas as mamães, além de tudo, lembram da fotografia, pois é o meio de eternizar aquele momento único e tão especial.

Pensando nisso, resolvi explicar como se preparar para a fotografia de gestante, assim, todos os papais e mamães já saberão o que fazer para esse dia.


Vamos lá?



Procurando o fotógrafo


Primeiramente, minha dica ao procurar um fotógrafo, é conhecer seu portfólio, ou seja, procurar em seus sites, blogs, páginas como são suas fotografias e tratamentos.

Assim, antes de fazer seu orçamento, vocês já irão saber o que vão contratar e receber. Fica muito mais fácil a organização e a gravidinha não ficará tão ansiosa e nervosa na escolha.



Foto: Bruna Francisco


Orçamento


Ok, os gravidinhos procuraram e selecionaram os fotógrafos para o orçamento.
Antes de solicitar o pedido, pensaram como querem fazer a sessão? Pretendem fazer um acompanhamento da gestação? Apenas um ensaio? Querem fazer um pacote e adicionar as fotos para o chá de fraldas? Talvez um newborn?

Bem, são algumas coisas para se pensar não é mesmo?! Mas se você já tem em mente o que deseja, vá em frente…

Eu, Bruna Francisco, vou explicar os próximos passos da fotografia de gestante, dentro da nossa experiência com os clientes.


Conheça o método de Bruna Francisco Fotografias


Trabalho com fotografia desde 2013, junto com meu marido Fernando Tholl que auxilia na iluminação quando necessário e outros detalhes.

Desde o orçamento, procuramos sempre atender as necessidades das mamães, por isso, temos pré-determinados dois planos, que podem ser modificados de acordo com seus desejos.

Após esse primeiro contato, converso e busco entender quais são as expectativas e sonhos de cada papai e mamãe, desde o local e até mesmo o estilo que procuram.
É muito importante, que tudo esteja em perfeita sintonia, pois esse momento é único e extremamente especial. É preciso muita sensibilidade, pois são memórias para uma vida inteira.

Depois que todos os detalhes são corrigidos é a hora de marcar a data. O período ideal para fotografar uma gestante é no sétimo ou oitavo mês, mas pode ser feito também aos 9 meses, deixamos sempre à escolha.
Pode levar os filhos (se já tiverem) os avós, a dinda, o dindo e até os cachorrinhos, desde que tenha sido conversado e combinado com a gente. Afinal, a espontaneidade na hora dos cliques é indispensável. Nessa hora precisamos de todo amor e carinho envolvido e isso faz toda a diferença no resultado. Eu adoro!!!



Foto: Bruna Francisco


Uma questão que todos os meus clientes, sejam quais forem as sessões, me perguntam é:

●  O que devemos vestir?
●  O que preciso levar?
●  São quantas horas?
●  Quando recebo as fotos e os álbuns?

No caso das mulheres, dependendo do local, eu sempre indico levarem saias e vestidos, tops (no caso das mamães) e roupas super coloridas também, isso passa uma energia muito boa no resultado. Já os homens, roupas sem estampas, mas se for camisas de botão podem ser estampadas, fica bem legal também. Claro, que cada pessoa tem um estilo, então fiquem a vontade para explorar todas as suas roupas e suas vontades.

Para levar, é muito bacana que se separe todos os objetos especiais, desde uma roupinha, sapatinhos, brinquedos, plaquinhas, bichinhos, brinquinhos, tudo que quiser e que for importante. Estamos sempre á disposição para todos os cliques.

Geralmente, as sessões duram até 2:30h, mas dependendo do local escolhido, às vezes passa um pouco mais. Não se preocupe, parece muito mas passa super rápido.

Nós entregamos os materiais em torno de 30/40 dias após a sessão, pois as fotos são tratadas, às vezes algumas alterações são solicitadas pelas mamães e precisam ser corrigidas em algumas fotos. Por exemplo, estrias e espinhas, então, fazemos com muito carinho e cuidado para ficar perfeito e entregar aos futuros papais.



Foto: Bruna Francisco


Se você, papai e mamãe, tiverem dúvidas ou precisarem de mais algumas dicas, venham falar conosco.
Será um prazer participar desse momento.



Bruna Francisco

Fotógrafa de casamento e família em Florianópolis