Imagem capa - Descubra qual é o seu vestido de noiva ideal por Bruna Francisco
Mini WeddingCasamento

Descubra qual é o seu vestido de noiva ideal

Você sabe porque as noivas usam branco no casamento?
Para mostrar que é pura ou algo assim? Não!!!
Pasmem, eu também acreditava nisso, pois vemos grávidas e noivas maduras casando pela segunda vez com um tom de vestido nude ou pastel, não é verdade?
Mas a verdadeira história do vestido branco é bem recente e veio em meados do século XIX, quando a Rainha Vitória da Inglaterra, decidiu se casar de branco. Os vestidos de noiva dos séculos passados eram coloridos e bastante robustos, a ideia era, quanto mais colorido, bordado e grande, mais incrível ficara a noiva. Ela não foi a primeira, mas foi considerada o exemplo para muitas noivas da época, não é atoa que a moda pegou pra valer e está presente até os dias de hoje.

Porém, mesmo o vestido branco sendo o queridíssimo entre a maioria das noivas, muitas já estão aderindo à nova tendência, onde os vestidos em tom pastel, nude, pérola, azul claro, vestidos com bordados coloridos e até mesmo os vestidos de noiva totalmente preto, vem ganhando espaço nas araras de lojas conceituadas em todo o mundo.



Conheça alguns modelos de vestidos de noiva




Se você acabou de começar a procurar sobre vestidos de noiva, conheça alguns modelos que separei para você e veja o que mais se identifica com a sua personalidade e se atente ao estilo do seu casamento também, pois para que ele seja incrível e inesquecível ele também seja confortável pra a sua mobilidade no seu grande dia.

Princesa - Corpete e cintura bem ajustados e saia rodada e ampla.
Reto ou tubo - Acompanha as linhas do corpo e desce reto do quadril ao chão.
Evasê ou "A" - Corte em A, começando justo no corpo e alongando suavemente até o chão.
Império - Ajustado no busto, com caimento solto e reto logo abaixo. Faixa ou detalhe abaixo do busto.
Sereia - Ajustado ao corpo até a altura do joelho e alarga abaixo.
Semi-sereia - Ajustado ao corpo até a altura dos quadris, abrindo levemente abaixo.
Curto - Altura da saia até o joelho.
Mullet - Saia mais curta na frente. Pode conter pontas em alturas desiguais.



Tipos de corpo




Retângulo - Os ombros e colo são do mesmo tamanho que o quadril e a cintura não é muito definida.
Pêra - O quadril é maior que os ombros e colo.
Oval - O corpo é mais arredondado.
Triângulo invertido - Os ombros e o colo são maiores que o quadril.
Ampulheta - Ombros e colo são de tamanho equilibrado com o quadril, a cintura é definida.



Vestido de noiva ideal para cada tipo de corpo




Além dos formatos das saias, temos que escolher entre diversos modelos em mangas e decotes e é ai que muitas das vezes, vem os probleminhas e dúvidas na escolha do vestido ideal.
Para que possamos ver qual decote se ajusta ao corpo é preciso provar, não tem jeito. O ideal é que você conheça seu corpo e perceba como ele se comporta com as suas roupas, assim, você já tem em mente qual vestido realmente encaixa perfeitamente no seu gosto e no seu tipo de corpo.



Tipos de decotes


Decote em V e coração - Este é o modelo mais indicado para quem tem muito peito, pois disfarça o volume. Se não tem muito busto e o seu vestido de noiva tem um decote em V, não se preocupe. Diminua o tamanho do decote e, se precisar, use um sutiã almofadado.
Estilo Audrey Hepburn - Este modelo de decote, também chamado “bateau”, é ideal para quem tem pouco busto.
Um ombro só - Modelo indicado à pessoas que não têm os ombros largos. Este decote dificulta o uso de sutiã, portanto pense bem se esta for a sua escolha.
Decote Redondo - Este decote combina com todos os tipos de corpo. As costas repetem, ou não, o mesmo desenho da frente.
Tomara que caia - Este modelo evidencia os ombros. Se quer optar por este modelo, convém que tenha os ombros delineados e pouco volumosos. Se optar pelo tomara que caia e não tem muito peito, atenção: adapte um suporte para fazer volume.
Alcinhas - Este modelo é ótimo para quem tem seios médios ou pequenos. Se tem um peito muito volumoso, é necessário fazer uma alça mais larga e criar uma forma de sustentação dentro do vestido.
Decote quadrado ou francês - Os decotes quadrados são espetaculares para mulheres de cintura fina e quadril largo, já que dará amplitude na parte superior. Também ajuda a realçar o busto pequeno, dando a impressão de mais volume. Trata-se de um decote com um ar clássico e sofisticado.
Frente única - É uma opção para as mais atrevidas. Deve ser levado em consideração que este tipo de decote fica bem em mulheres altas e com pescoço longo e fino.
Decote canoa - Este decote não favorece às mulheres que possuem ombros largos. Pelo contrário, é ideal para as mulheres que tem os ombros mais estreitos e o quadril largo.
Manga longa ou 3/4 - Ideal para noivas plus size ou que querem disfarçar alguma imperfeição nos braços. Porém, não à regra, qualquer noiva pode optar por usar mangas longas.



Tipos de véu




Birdcage/Voilette - Charmoso, com uma pegada retrô, que cobre somente parte dos olhos. É o véu da noiva mais versátil que tem, pois não existem regras para usá-lo. O modelo serve para noivas de atitude, que gostam de ousar na produção.
Ombro - Perfeito para casamentos durante o dia e ao ar livre. Combinam excepcionalmente com vestidos curtos e tomara que caia. Evite combiná-lo com um vestido com detalhes demais na manga, isso tira todo o charme do véu.
Cotovelo: Termina na altura do cotovelo, ou na cintura. É a melhor opção para os vestidos de noiva de corte mais reto. Vestidos longos e com calda não combinam com este tipo de véu.
Mãos - É basicamente feito sob medida para que fique certinho e de acordo com a altura das mãos da noiva. Ficam bons tanto para os casamentos diurnos, quanto para os noturnos. A única restrição é que não deve ser usado com vestidos curtos.
Capela - Fica na altura do joelho ou tornozelo. Ideal para vestidos no modelo "Império".
Catedral - Leve e fino, geralmente de tule ou organza cristal de 04 à 06 metros de comprimento. Algumas noivas preferem adicionar detalhes a mais, como aplicações de renda na borda, ou pequenos e delicados bordados.
Matilha - Feito de renda ou aplicações, e pode ser tanto longo quanto curto. Lindo combinado com  vestido princesa mais simples ou em "A". É a escolha ideal para as noivas que querem apostar em um visual sofisticado e clássico.


Na teoria existe sim, um modelo ideal para cada tipo de corpo, e mostrei para você. Mas, sabemos que não funciona ao pé da letra quando provamos, o que acontece é que, como toda mulher, imaginamos um tipo de vestido, aquele que sonhamos desde sempre. Muitas vezes, dizem que não irá combinar com o nosso corpo por causa disso ou daquilo, mas quando provamos, sabemos que aquele é o nosso vestido ideal, independente do que a regra manda. E isso é o que realmente importa, ser a noiva mais feliz do mundo, tendo o corpo perfeito ou nem tanto.


Bruna Francisco
Fotógrafa de casamento e família